Este blog é de todos e para todos!

Este blog é um ponto de encontro de trocas de ideias e experiências vividas!

Desde já agradeço todos os testemunhos de doentes, amigos e familiares de fibromialgicos!

Envie-nos um e-mail ou deixe um comentario do seu testemunho sobre a Fibromialgia.
Os sintomas, o que faz para os aliviar, como suporta, como passa o dia-a-dia com esta "companhia" etc, etc.

Deixe perguntas e/ou sugestões.

Gostaria de ser um dos autores deste blog? Deixe o seu e-mail! Será muito bem-vindo/a!
Um Abraço E NUNCA SE AUTO-MEDIQUEM, PROCUREM AJUDA MÉDICA ESPECIALIZADA!


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Atividade física combate dores reumáticas no frio, diz especialista

As dores reumáticas e na coluna aumentam com o frio, principalmente para quem não adota prática de exercícios físicos.
"Apesar de não existir um estudo científico esquematizado que relacione diretamente o inverno e dores reumáticas, a incidência de casos aumenta com a queda da temperatura.E, então, a medicina aprecia a experiência médica", diz Douglas Kenji Narazaki, ortopedista do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NORT) do Hospital e Maternidade São Camilo-Ipiranga (SP).
O especialista explica que a mudança de hábitos dos pacientes está entre as causas mais prováveis para essas dores.
"As pessoas deixam de lado as atividades físicas. Dessa forma, deixam de fazer exercícios que ajudam na resistência muscular a lesões pelo alongamento e fortalecimento dos tecidos", cita Narazaki. Além disso, a mobilização das articulações mantém sua lubrificação, diminuindo as dores, principalmente aquelas relacionadas à artrose.
Outra teoria que ajuda a explicar os benefícios das atividades físicas para conter as dores é o estímulo na produção de endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar. Essas endorfinas também funcionam como analgésico, proporcionando alívio ao organismo.
Segundo Narazaki, a depressão também está relacionada com o frio. "O ambiente interfere no humor da pessoa, principalmente em quem apresenta predisposição à depressão, e muitas dores se manifestam com essa baixa de humor.
Há forte relação da fibromialgia com a depressão, mas as pesquisas precisam ser aprofundadas ainda", ressalta.
Apesar da baixa temperatura requerer um pouco mais de coragem para uma caminhada no parque ou até mesmo a ida à academia, as atividades físicas no inverno vão recompensar pela ausência de crises de dores reumáticas e na coluna. "Depois, essas endorfinas estimulam até mesmo a disposição para mais atividade física, compensando qualquer sacrifício no começo", diz o especialista.

Liliam Rana

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/08/atividade_fisica_combate_dores_reumaticas_no_frio_diz_especialista_1427454.html

Sem comentários: