Este blog é de todos e para todos!

Este blog é um ponto de encontro de trocas de ideias e experiências vividas!

Desde já agradeço todos os testemunhos de doentes, amigos e familiares de fibromialgicos!

Envie-nos um e-mail ou deixe um comentario do seu testemunho sobre a Fibromialgia.
Os sintomas, o que faz para os aliviar, como suporta, como passa o dia-a-dia com esta "companhia" etc, etc.

Deixe perguntas e/ou sugestões.

Gostaria de ser um dos autores deste blog? Deixe o seu e-mail! Será muito bem-vindo/a!
Um Abraço E NUNCA SE AUTO-MEDIQUEM, PROCUREM AJUDA MÉDICA ESPECIALIZADA!


segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fibromialgia: Doença é mais frequente em Mulheres

Dores agudas espalhadas pelo corpo, distúrbios do sono e cansaço constante podem ser sinal de uma doença comum, porém pouco conhecida entre as pessoas, a fibromialgia. A doença reumática ocorre de forma mais freqüente em mulheres e acarreta problemas que acabam por debilitar seus portadores.
Por não ter cura, o controle a partir do tratamento torna-se indispensável para a qualidade de vida dos doentes.De acordo com o professor de reumatologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), José Carlos Mansur Szajubok, as queixas mais constantes entre os portadores da fibromialgia são as dores difusas pelo corpo, a insuficiência do sono e ainda um cansaço durante o dia sem motivo.
"A pessoa sente dores no corpo e não consegue descansar durante o sono, já acorda cansada e a fadiga se estende por todo o dia", esclarece.
Alguns problemas, especificadamente nas mulheres, podem estar associados a fibromialgia, como distúrbios no período da TPM (tensão pré-menstrual), síndrome do cólon-irritável (problemas intestinais) e ainda a enxaqueca. "A doença ocorre de forma mais freqüente em mulheres jovens para a meia idade", observa o especialista.Outra característica para a fibromialgia é a não ocorrência de inflamação em nenhum dos pontos da dor.
"É um problema crônico e não se dá em conseqüência de nenhuma outra doença", afirma o médico.
Pouco se conhece a respeito das causas para que a fibromialgia ocorra, mas sabe-se, porém, que os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pelo sono) são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.O diagnóstico para esta doença é dado por exclusão, já que as dores podem ser características de vários problemas. Primeiramente há a necessidade de se certificar, por meio de testes laboratoriais, de que os sintomas não são decorrentes de outras doenças.
"Observamos uma supervalorização do diagnóstico e por isso a necessidade de investigar todas as possibilidades de doenças antes de dizer que é fibromialgia", orienta Szajubok. TratamentoApesar de não existir uma cura para a fibromialgia, o médico destaca que o tratamento permite aos portadores da doença uma vida comum.
"É uma doença controlável por meio do uso de medicamentos e exercícios. O controle garante que as pessoas possam ter uma vida normal", revela.
O tratamento da fibromialgia é feito de acordo com o grau da doença, a partir medicamentos combinados a prática de exercícios físicos. A terapia medicamentosa ocorre com o uso de analgésicos para reduzir as dores e para melhorar a qualidade do sono e a parte não medicamentosa fica por conta de exercícios, que podem variar de acordo com a opção de cada paciente."Só o medicamento não resolve o problema. É necessário a combinação com o exercício, mesmo no casos mais difíceis em que a fadiga dificulta o tratamento", alerta o especialista. A prática de exercício físico regular proporciona melhoria na condição cardiorrespiratória, na flexibilidade e na resistência muscular, além de produzir endorfinas e serotonina, que são neurotransmissores capazes de melhorar o humor e o sono.Para as pessoas que desencadearam sintomas correspondentes à fibromialgia, Szajubok orienta para o cuidado com o autodiagnóstico. "É necessário procurar um especialista e aguardar o diagnóstico correto para não correr o risco de desencadear outras doenças", diz.
"Tecnicamente não há cura, porém os tratamentos são eficazes", explica o médico. Segundo o especialista, o Brasil terá em breve novos medicamentos com maior eficácia no controle da doença.
"O produto já foi avaliado e liberado pela Anvisa e estamos aguardando que o fabricante o coloque no mercado", completa.
"A fibromialgia é uma doença em que as pessoas sofrem literalmente, pode ser debilitante, há muitas queixas e dores", ressalta o médico. Por isso a importância do controle feito com acompanhamento médico para a qualidade de vida em casa, com a família, no trabalho e relacionamentos. (Colaborou Natália Fernandjes)

Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=85281

Sem comentários: